Sobre os benefícios do Yoga

A ideia de que o Yoga traz benefícios para a saúde física mental é um conceito atual e ocidental, resultado de uma mistura entre os conhecimentos antigos do Yoga Tradicional em conjunto com o processo de colonização da Índia pelos britânicos (1757). O processo educacional dos britânicos acontece de forma muito parecida a um processo de fabricação: iniciando pela matéria bruta (estudante), que após passar por um determinado processo (curso), chega ao “produto final” (diploma). Porém, na educação tradicional indiana, o processo era qualitativo e não quantitativo, isto é, o estudante, continuamente avaliado pelo seu guru, só seguiria para a próxima etapa após aprender de fato a essência do ensinamento.



A prática que mais se popularizou no Ocidente foi a de Hatha Yoga, que trabalha o corpo para, assim, realizar uma transformação espiritual. Na Índia, esta não é a prática mais popular, porém, para nós ocidentais ela se tornou um alívio diante da vida conturbada e estressante que grande parte de nós estamos levando. Eu, particularmente, não vejo isto de forma “ruim”, apesar do fato de que muitas aulas focam muito mais no corpo físico, tornando a prática, às vezes, muito superficial e incompleta na sua essência espiritual. Mesmo assim, acredito que seja apenas o primeiro passo para avançarmos nessa percepção metafísica e espiritual. No entanto, é importante relembrar que a espiritualidade é a base da aprendizagem, indo muito além do físico.


MAS E OS TAIS BENEFÍCIOS?


Em uma rápida pesquisa pelo Google observamos a imensa quantidade de artigos que falam sobre esses benefícios do Yoga: melhora a flexibilidade, fortalece os músculos, reduz o estresse, ajuda a emagrecer, melhora a postura, equilibra o sistema endócrino, reduz a ansiedade, alivia dores no corpo, previne a osteoporose, regula o funcionamento do sistema nervoso, além de auxiliar na pressão arterial, batimentos cardíacos e circulação do sangue… Entre muitos outros! Todos esses benefícios estão sendo cientificamente comprovados. O Yoga atua no processo curativo e preventivo, é o que conhecemos como “Yogaterapia”. Estes efeitos podem ser sentidos naquele que pratica com disciplina e constância, mas muitos já relatam melhora de diversos males nas primeiras aulas.


“Os sábios antigos já diziam que o Yoga é a fonte da saúde plena, da juventude, do bem-estar e de um estado de paz incomum. “ (Maria Laura Garcia Packer)

Existem diversas técnicas yóguicas que auxiliam neste processo de cura, como veremos nas próximas postagens.




24 visualizações
  • Youtube

© 2020 Jardim Yoga. Londrina - PR

 

Por                     

credits-branco.png